Procrastinação afinal de contas é bom ou ruim? Tenho certeza que várias pessoas que você conhece procrastinam não é verdade?
E porque elas não estão fazendo terapia ou melhor, porque elas não estão sofrendo com isso?
Antes de mais nada preciso que você saiba que a procrastinação é uma semiótica – uma justificativa – nós costumamos apelidar de mimimi ou seja, é uma maneira como uma determinada pessoa justifica o seu problema.
A pergunta que não quer se calar é: qual a sua justificativa?
“Eu sofro porque sou procrastinador” e se você não procrastinasse sofreria também ou não ?
A procrastinação é o Jeito que seu cérebro encontrou para sobreviver, mas não é o seu problema.
Procrastinação é uma maneira imediata digamos que uma maneira rápida de você solucionar o problema – nesse caso = EVITAR A DOR.
Nunca podemos nos esquecer que somos mamíferos que além de não gostar não sabe lhe dar muito bem com essas questões emocionais.
Não esqueça do seu cérebro.
Outra coisa que é muito importante você lembrar que o nosso cérebro foi desenvolvido a milhares e milhares de anos e desde então tudo evoluiu a ciência se multiplicou a tecnologia está cada vez mais avançada e o nosso sistema nervoso até hoje é o mesmo. É o mesmo cérebro é o mesmo encéfalo tentando se adaptar nesse mundo de tudo para ontem.
Por isso quero que você saiba que a procrastinação é um instinto de defesa básico para você não sofrer, por esse motivo você não deve olhar a procrastinação com maus olhos muito pelo contrário ela é uma benção.
Será que o seu problema é mesmo a procrastinação?
A pergunta que vale um milhão de reais é: será que o seu problema é mesmo a procrastinação ou é você que está em processo evitativo e que não quer enxergar o problema? Digo isso porque se você procrastina é porque tem coisas ai dentro que estão te fazendo sofrer, estão te incomodando, são coisas desconfortáveis e você tem evitado essas coisas.
Você não procrastina porque é burro, ou menos inteligente que os outros, você procrastina porque você é um mamífero com um cérebro de mais de 100 mil anos que por sinal preza pela sobrevivência acima de qualquer coisa e ele sempre vai evitar a dor e buscar o prazer imediato.
É claro que hoje temos tudo que precisamos ao alcance das nossas mãos – não precisamos caçar, não precisamos disputar espaço com um tigre, basta pedir a comida pelo aplicativo de mobilidade e em poucos minutos ele estará em nossas mãos e se vier frio podemos esquentar em nosso micro-ondas ultra moderno. Sem falar que o controle remoto e o celular estão sempre ao alcance de nossas mãos. Isso faz com que tenhamos bastante tempo para o nosso cérebro que é imediatista aquele mesmo cérebro que eu disse agora pouco que não gosta da dor mas que ama o prazer imediato ver isso como algo ruim.
O que acontece se a internet ficar lenta?
Veja bem e aqui eu termino
Se a internet fica lenta ou se o app Uber demora um pouquinho a mais ou se a Netflix fica fora do ar por alguns segundos a gente ver isso como algo ruim e logo ficamos incomodados, para não dizer irritados
Mas não é porque vc é burro e sim porque somos mamíferos adaptados ao prazer imediato.
Então qualquer coisa que não te dar prazer imediato, hoje o teu cérebro já considera como algo doloroso e é visto como algo ruim
Qualquer mínima coisa é vista como sofrimento isso porque estamos adaptados ao prazer imediato.
é claro que a procrastinação também pode causar um nível de ansiedade, absurda. Isso eu não preciso dizer você já sabe muito bem.
Benefícios da Terapia de Reintegração Implícita
Não se trata a procrastinação e sim o que você está evitando por causa da dor associada ao problema
O tratamento é acessar diretamente a motivação que está fazendo o indivíduo, se manter dentro do processo evitativo.
É nesta área da mente, abaixo da mente consciente onde passamos a maior parte do tempo, a verdadeira fonte da procrastinação. Assim, a pessoa visualiza a resolução de problemas de maneira diferente como via antes.
Ao entrar em contato com a mente subconsciente, o indivíduo tem a oportunidade de lidar melhor com as memórias que engatilham essa condição patológica. O tratamento é excelente além de oferecer autonomia, independência emocional e autoconhecimento.
Espero que meu artigo ajude você a identificar e tratar os seus conflitos emocionais seus e de pessoas ao seu redor.
Te convido a marcar uma consulta com um de nossos terapeutas.
Você não precisa conviver com sua dor emocional. Você pode libertar-se desses padrões mentais que tanto lhe angustiam. Clique no botão e marque sua consulta de avaliação agora mesmo!
.
.
.
.
Eu acredito que a T.R.I. pode mudar vidas.
.
.
.
Obrigado por visitar o nosso blog.
.
.
.
.
Baixe agora mesmo o E-book Gratuito: Finalmente, a Melhor Maneira de Eliminar o Sofrimento sem se Entupir de remédios.
.
.
.
.
.
.
.
fonte do texto adaptado: Rafael kraisch Referência: PORTAL Katarse. Produção de Rafael Kraisch